Três irmãs

EXTRAMUROS

marcia-schmaltz

Márcia Schmaltz*

Dois meses esperei para decantar o turbilhão de emoções suscitadas pela leitura de “Três Irmãs”. No livro, o inesquecível são as personagens femininas e o ritmo fluente da trama na justa medida.
A novela apresenta uma saga familiar impetuosa em três atos. Das insignificantes infidelidades numa aldeia perpassando a Revolução Cultural até à Reforma e Abertura, as mulheres da obra lutam por mudar o curso de seus destinos.
A narrativa inicia com o nascimento do oitavo rebento da família Wang. Depois do período de resguardo, Shi Guifang, a matriarca dos Wang sente-se cumpridora do seu dever de perpetuar a linha ancestral de seu esposo e joga o filho recém-nascido ao colo de Yumi, a filha mais velha e a mulher-modelo da aldeia. Esta logo assume o papel de dona do lar, abdica da sua juventude em troca de algum poder de controle na família e barganha para decidir…

Ver o post original 675 mais palavras

Sobre Marcia Schmaltz 修安琪

Tradutora e intérprete de chinês-português, é professora do Mestrado em Estudos da Tradução da Faculdade de Letras da Universidade de Macau. Possui mestrado e doutorado em Linguística. 汉葡翻译兼澳门大学人文学院葡汉翻译硕士学位任教。 Além de traduções comerciais, científicas e jurídicas, também incursionou no universo da tradução literária: com Janete Schmaltz (1999, 2000) Histórias da mitologia chinesa. Xerox e Da Casa. Yu, Hua (2007) Viver 《活着》. São Paulo: Companhia das Letras. com Sérgio Capparelli (2007) 50 Fábulas da China Fabulosa e (2010) Contos Sobrenaturais Chineses, ambos pela L&PM de Porto Alegre. Lu, Xun (no prelo) Contos completos de Lu Xun. 《鲁迅小说全集》. Porto Alegre: L&&PM. O garoto do riquixá 《骆驼祥子》. São Paulo: Estação Editorial (2017).
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s